Como identificar um perfil falso no facebook.


perfilfake

 

Um perfil fake é criado com diversas finalidades. Imagine que você queira participar de um grupo, comunidade, fórum, etc., de discussão sobre pornografia mas não quer ser identificado. Uma solução para você, amigo masturbador, seria criar um perfil fake. Porém, o mundo está cheio de pessoas mal intencionadas que utilizam perfis fake para enganar e iludir desavisados e também para o crime.

Independente da situação, existem 7 dicas muito simples para você desmascarar um perfil fake.

1) Foto

Um perfil fake, óbviamente tem uma foto fake. Para identificar se a foto é falsa, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse o perfil que você suspeita ser fake e abra uma foto qualquer.
  2. Clique com o botão direito do mouse e em “Copiar URL da imagem” ou “Copiar endereço da imagem”.
  3. Abra o Google, cole o endereço e faça a pesquisa. O Google irá dar a opção: “Para imagens relacionadas, pesquise por imagem“. É só clicar aí e pronto!
  4. Analise os resultados se aparecer várias fotos, com outros nomes é fake! Se não aparecer nenhuma imagem igual ou não der nenhum resultado suspeito, provavelmente não é fake (mas ainda existe a poss
  5. ibilidade de ser).
  6. fake2

 

 

 

 

 

 

2) Beleza

A maioria esmagadora dos perfis fakes são extremamente belos, com aparência de supermodelo. Raramente você encontrará um fake gordinho, careca ou sem dente. A maior parte dos fakes são pessoas loiras, de olhos claros (Azuis ou verdes), corpos malhados, bem vestidos e simpáticos.

3) Classe média ou rico

Muito difícil encontrar um fake humilde. É de praxe todo perfil fake ser de classe média e, não raro, exibir fotos visitando outros países para impressionar seus “amigos”. Dificilmente você vai encontrar um fake pobre que mora no morro.

4) Perfil recém-criado e com muitos amigos

A maioria dos Brasileiros entrou no facebook em meados de 2011, portanto, desconfie de perfis recém-criados, principalmente quando possuem mais de 4 mil “amigos”. Um perfil real nunca alcançaria mais de 4 mil amigos em menos de uma semana.

5) Aceita todo mundo

Sim, existem alguns perfis reais que aceitam qualquer um, mas em média os perfis reais tendem a ser mais seletivos do que os perfis fakes. Para o fake, quanto mais pessoas adicionadas, melhor, pois o fake está interessado apenas em números para aumentar a sua popularidade na rede.

6) Sempre deixa o álbum aberto

Uma das características típicas dos fakes é a exibição. Os fakes adoram se exibir e não se preocupam com privacidade online, até porque as fotos não pertencem ao fake. Dificilmente você irá se deparar com um fake que possui álbum trancado, embora existam algumas exceções.

7) Quase sempre é mulher

Outra coisa que chama atenção é o fato de existirem muito mais fakes de mulheres do que fakes de homens. Dos fakes femininos, o destaque fica para as loiras, que costuma ser o principal alvo dos fakes. Em geral, as loiras são lindíssimas e jovens, aparentando idade entre 18 – 25 anos. Sendo assim, quando uma loira linda parecida com a Candice Swanepoel te adicionar no Facebook, não fique logo animadinho, pois pode ser um fake, afinal, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, concorda?

Denuncie

O Facebook tem tolerância zero quanto a perfis falsos. Um perfil abusivo ou fake é sumariamente deletado. É só clicar no ícone da “engrenagem” no canto superior direito da página e depois clicar em “Denunciar um problema”. Mas cuidado. Se você denunciar um perfil legítimo, a conta deletada será a SUA!

Atenção: Perfil fake É CRIME!

Criar um perfil falso para se passar por outrem, tanto no Twitter como em outras redes sociais, é crime em diferentes níveis de gravidade. A utilização indevida da imagem de alguém pode ser punida civilmente através de uma ação movida pela vítima. Já o uso da imagem juntamente com dados pessoais caracteriza o crime de falsa identidade.

Quando há intenção de prejudicar ou se aproveitar, o crime é ainda mais grave: a falsidade ideológica. Um perfil falso criado para fins ilícitos e para prejudicar a pessoa “clonada” pode também ser enquadrado no crime de difamação. Em todos os casos, os perfis podem ser legalmente retirados do ar e a vítima tem direito a indenização.

Perfis abertamente falsos e que fazem sucesso não isentam o criador da punição. Não adianta se defender dizendo que é uma brincadeira, o crime e as consequências são os mesmos.